![](http://wendyfreitas.files.wordpress.com/2009/09/amizade1.jpg)
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Os melhores amigos muitas vezes conhecem-se mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a actividade não seja a de sua preferência.
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
Para haver amizade é preciso ter:
- a tendência de desejar o melhor para o outro;
- simpatia e empatia;
- honestidade;
- lealdade;
- A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade. Amizade resume-se em lealdade,confiança e amor;
- Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
- Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los;
- Os amigos sentem-se atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades suportam tudo, esperam tudo, pelo simples facto de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.
Blá blá blá blá blá... Tenho que dar a conhecer esta definição a muita "boa gentinha" BAH
0 comentários:
Postar um comentário