quarta-feira, 24 de março de 2010

Jogging



O que é o Jogging?

O jogging é um exercício de resistência aeróbica que permite melhorar a condição física e obter uma maior resistência muscular e capacidade cardio-respiratória. Para além disso, é ideal para combater o excesso de peso, em complemento com um plano alimentar equilibrado e adequado à vida de cada atleta.

Quais são as vantagens do Jogging?

O Jogging tem a vantagem de poder ser feito sem necessidade de aprender técnicas ou regras, e sem necessidade de acessórios e equipamento dispendioso.

Qual o vestuário a usar?

Este exercício requer vestuário confortável e sempre adequado às condições climatéricas. Uns calções e camisola ou um fato de treino com roupa interior de algodão são as indumentárias ideais.
O calçado é sem dúvida o item mais importante para um praticante de jogging. Este deverá ter um calcanhar subido para dar um bom apoio ao pé, um salto que permita amortecer o choque do pé no solo e uma sola com boa aderência. Deverá ainda ser almofadado, espaçoso, mas não largo, e em ajustado ao pé.

Quem pode praticar?

Praticamente todas as pessoas podem praticar jogging: crianças, adolescentes, adultos, idosos, desde que a condição física o permita. Dai ser importante iniciar esta actividade após avaliação médica, e sempre sob a sua supervisão.

Qual a regularidade com que se deve praticar?

O Jogging deverá ser realizado de forma regular, moderada e gradual. A realização de duas ou três sessões por semana são mais do que suficientes.

Como se faz?

O início de cada sessão deverá começar com um aquecimento prévio de cerca de 10 minutos (aquecer bem pernas, joelhos, virilhas) e só depois disso iniciar, com um ritmo lento, acelerando aos poucos, até se alcançar velocidade.

É primordial salientar que, mais importante que a velocidade é o tempo que se corre. Não se deve correr mais do que 20 minutos consecutivos por sessão, nas primeiras semanas, para gradualmente aumentar esse período para um mínimo de 30 minutos, Com o decorrer do tempo, poderá então aumentar-se gradualmente a velocidade.

A melhor maneira de verificar se o treino está a ser feito da maneira mais correcta é verificando se há ou não um aumento da frequência respiratória: se a respiração for mais acentuada e a frequência cardíaca for mais elevada, a velocidade deve ser reduzida.
Por outro lado, caso o exercício físico realizado não provoque uma respiração acelerada e caso a frequência cardíaca seja apenas ligeiramente superior à habitual em repouso, a velocidade deverá ser aumentada.
Depois de cada treino deverá terminar-se com uma sessão de alongamentos.

Não esqueça: aproveite os dias de sol que se aproximam para praticar jogging, beba água de 10 em 10 minutos, ouça música e mantenha uma alimentação equilibrada.

Estas são as minhas dicas para quem
quer perder peso e ter uma vida mais saudável :)

0 comentários: